O que é a laqueadura tubaria?
A laqueadura tubaria é um procedimento que evita a gravidez de forma permanente. Para esse procedimento, o médico cauteriza, queima ou corta as trompas que transportam os óvulos dos ovários para o útero. No Brasil, a mulher pode ser submetida a laqueadura tubaria se tiver pelo menos 25 anos e/ou 2 filhos vivos. É necessário passar por consultas com diversos profissionais de saúde, chamados de equipe multidisciplinar para aconselhamento familiar para ter certeza que não haverá arrependimento do procedimento, uma vez que é definitivo.
Como é feito a laqueadura tubaria?
O procedimento de laqueadura tubária envolve cirurgia. Geralmente é feito em um hospital. Algumas mulheres optam por fazer o procedimento logo após o parto. Esta pode ser uma opção se você sabe que não deseja engravidar novamente no futuro.
O tipo de cirurgia dependerá de quando você fará o procedimento. O principal método é a laparoscopia: O médico inserirá uma pequena câmera e pinças através de pequenas incisões (cortes) na parte inferior da barriga. Em seguida o médico pode usar o calor para selar os tubos fechados. A maioria das mulheres volta ao normal após 1 a 2 semanas. Esse método geralmente é seguro e tem poucos riscos.
Qual eficácia da laqueadura tubaria?
O procedimento é muito eficaz. Menos de 1% das mulheres que fazem laqueadura de trompas engravidam.
E se eu mudar de ideia e quiser engravidar?
Mulheres que passam por laqueadura tubária podem passar por outro procedimento para tentar reverter o procedimento. Mas isso geralmente não funciona e pode ser muito caro
Se você tiver dúvida quanto a esterilização, seu médico pode sugerir que você experimente uma forma diferente de controle de natalidade até ter certeza sobre sua decisão. Existem métodos que podem prevenir a gravidez por meses a anos, mas não são permanentes.
Vou fazer laqueadura vaginal.. quanto tempo de recuperação??
Depende de como sera realizado. Eu geralmente realizo por videolaparoscopia e nesse caso o tempo de recuperação é de 14 dias.