O que é histerectomia?
A histerectomia é uma cirurgia para remover o útero.
Existem diferentes tipos de histerectomia?
Sim, existem 4 tipos principais de cirurgia:
●Histerectomia vaginal – Para fazer uma histerectomia vaginal, o médico faz cortes dentro da vagina e remove o útero pela vagina. Se essa abordagem for usada, o útero é removido pela vagina.
●Histerectomia laparoscópica – para fazer uma histerectomia laparoscópica, o médico insere uma pequena câmera e pinças através de pequenas aberturas na barriga. Em seguida, ele remove o útero em uma bolsa por um dos orifícios ou pela vagina.
●Histerectomia robótica – em uma variação da abordagem laparoscópica, as pinças usadas para a cirurgia são acopladas a um robô que o médico controla.
●Histerectomia abdominal – Para fazer uma histerectomia abdominal, o médico faz um corte na barriga e retira o útero por essa abertura.
Por que uma mulher pode precisar de uma histerectomia?
Uma histerectomia pode ser feita para tratar e dos seguintes:
●Sangramento anormal – algumas mulheres sangram muito durante a menstruação ou em momentos em que não deveriam estar sangrando.
●Miomas – os miomas são nódulos de músculos resistentes que se formam no útero. Eles podem ficar muito grandes e pressionar os órgãos internos. Eles também podem causar sangramento anormal.
●Prolapso de órgão pélvico – prolapso de órgão pélvico ocorre quando o útero cai pela vagina.
●Câncer ou condições que podem levar ao câncer – o câncer pode afetar o útero ou o colo do útero, o órgão que separa o útero da vagina.
E se eu não quiser uma histerectomia?
Muitas das condições que são tratadas com histerectomia podem ser tratadas de outras maneiras. Se você não quiser a cirurgia, pergunte ao seu médico se você tem outras opções de tratamento. Por exemplo, se você tiver prolapso genital, você pode usar um pessário vaginal e não precisar de uma histerectomia vaginal. Pergunte também o que acontecerá se você não fizer uma histerectomia.
O útero é o único órgão removido?
Isso depende do que você deseja e do motivo. Durante uma histerectomia, os médicos às vezes também removem ovários e trompas de Falópio – os ovários são os órgãos que produzem óvulos e hormônios femininos, incluindo estrogênio e progesterona. As trompas de falópio carregam óvulos dos ovários para o útero. Os hormônios produzidos pelos ovários ajudam a manter os ossos saudáveis e são importantes para outros aspectos da saúde.
Se você está planejando fazer uma histerectomia, pergunte ao seu médico se ele está planejando remover o colo do útero, os ovários e as trompas de falópio. É importante saber disso, porque as mulheres que não têm colo do útero precisam de cuidados médicos diferentes das mulheres que têm. Da mesma forma, as mulheres que não têm ovários às vezes precisam de cuidados médicos diferentes do que as mulheres que têm.
Devo remover meus ovários e trompas se eu fizer uma histerectomia?
É importante conversar com seu médico antes da cirurgia sobre se deseja ou não remover seus ovários. Você precisará pensar em sua idade e em como o fato de não ter ovários pode afetá-la.
Em mulheres que ainda não passaram pela menopausa, a remoção dos ovários pode causar ondas de calor, perda óssea, redução do interesse sexual e outros problemas. Em mulheres que já passaram pela menopausa, a remoção dos ovários também pode aumentar o risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas.
As trompas de falópio não são necessárias se a mulher não pretende engravidar. Eles podem ser removidos no momento da histerectomia, mesmo se os ovários forem preservados. Isso pode diminuir o risco de um tipo raro de câncer que pode começar nas trompas de falópio.
Como será minha vida?
Estudos mostram que as mulheres podem ter uma vida feliz e plena após a remoção do útero. Muitas mulheres se sentem melhor após a cirurgia, pois não apresentam mais os sintomas que antes as incomodavam.