O que são miomas uterinos?

Os miomas uterinos são nódulos de músculos que se formam no útero. Os miomas não são uma forma de câncer.

Quais os sintomas que os miomas uterinos causam?

Mioma uterino

Frequentemente, os miomas uterinos não causam sintomas. Quando causam sintomas, podem causar:

● Sangramento menstrual aumentado

● Dor ou pressão na barriga

● A necessidade de urinar frequentemente

● Dificuldade para engravidar

Como escolher o melhor tratamento?

Existem várias opções de tratamento. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. O tratamento certo para você dependerá de:

●Os sintomas que você tem

●Sua idade

●Se você deseja ter filhos no futuro

●Se seus miomas causam sangramento aumentado

●O tamanho, número e localização de seus miomas

Se você está pensando em fazer um tratamento, pergunte ao seu médico quais tratamentos podem ajudá-la. Em seguida, pergunte quais são os riscos e benefícios dessas opções. Pergunte também o que acontece se você não fizer tratamento. E não se esqueça de mencionar se gostaria ou não de ter filhos no futuro.

Quais opções de tratamento dos miomas uterinos?

As opções de tratamento são:

● Anticoncepcionais- os comprimidos, adesivos, anéis vaginais, injeções e implantes usados ​​para controle de natalidade podem reduzir o quanto você sangra durante a menstruação. Alguns tipos de dispositivos intrauterinos, ou “DIUs”, também podem tornar a menstruação menos intensa.

● Cirurgia para remover os miomas – Chama-se “miomectomia”. Durante esta operação, o médico remove os miomas, mas deixa o útero no lugar. É eficaz, mas nem sempre é uma solução permanente, porque os miomas podem voltar. A miomectomia costuma ser uma boa escolha para pessoas que desejam engravidar no futuro.

● Tratamento para destruir o revestimento do útero – Isso é chamado de “ablação endometrial”. Durante esse procedimento, o médico insere um tubo fino na vagina, através do colo do útero e no útero. Em seguida, eles usam ferramentas inseridas através desse tubo para destruir o revestimento do útero. Este procedimento reduz o sangramento de períodos abundantes. Mas não é uma opção para todos. Também não é adequado para pessoas que desejam engravidar.

●Tratamento para interromper o suprimento de sangue aos miomas – é chamado de “embolização da artéria uterina” ou “embolização dos miomas uterinos”. Durante esse procedimento, o médico insere um tubo fino em uma artéria da perna e o insere até o útero. Em seguida, eles usam minúsculas contas de plástico para bloquear a artéria que leva o sangue ao mioma. Após o procedimento, o mioma não recebe mais sangue, então ele encolhe. Este procedimento não é apropriado para pessoas que desejam engravidar.

● Cirurgia para remover o útero – Chama-se “histerectomia“. Esta cirurgia elimina os miomas e os problemas que eles causam para sempre. Se você fizer uma histerectomia, seus miomas não podem voltar. Mas você também não poderá engravidar no futuro.

Seu médico trabalhará com você para ajudá-lo a compreender as diferentes opções de tratamento e como cada uma delas a afetaria. Então, vocês dois trabalharão juntos para escolher a opção certa para você.

Renato Hosoume

Recent Posts

Laqueadura Tubária Laparoscópica: Guia Completo e Detalhado

A laqueadura tubária laparoscópica é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para esterilização permanente em…

3 meses ago

O que é Adenomiose?

A adenomiose é uma condição ginecológica na qual o tecido que normalmente reveste o útero…

9 meses ago

Como é feita a histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico realizado para remover o útero. Existem diferentes abordagens para…

9 meses ago

Como é a cirurgia de perineoplastia?

A perineoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para reparar e fortalecer o períneo, a área…

9 meses ago

Como tratar a Bartholinite?

A bartholinite é uma condição em que a glândula de Bartholin, localizada perto da abertura…

9 meses ago

Como tratar o cisto de bartholin?

O cisto de Bartholin é uma condição que afeta as glândulas de Bartholin, que são…

9 meses ago